domingo, 2 de agosto de 2015

Golden Sun, um role-playing à moda antiga


Saudações galera! Eu nunca fui um grande admirador da Nintendo, mas como sou um ávido jogador de RPG, tenho de admitir que a biblioteca de jogos da empresa é bem maior que qualquer outra. Por isso, recentemente adquiri um Nintendo DS Lite, com slot para jogos de Game Boy Advanced, que trouxe consigo os dois Golden Sun e mais dois cartuchos. Como o esperado, fechei o Golden Sun primeiro e é dele que venho falar.

Jogo com caixa

Como muitos RPG's de épocas passadas, Golden Sun une fantasia ao cenário medieval. Começamos a jogar com Isaac (ou um nome de sua escolha) que é acordado por seus pais quando um vulcão próximo de sua vila entra em erupção. Depois de encontrar seu vizinho e amigo, nosso protagonista precisa partir em busca de um lugar seguro, mas como nada em um RPG é assim tão fácil, surgem dois vilões misteriosos para atrapalhar suas vidas. Logo esse alvoroço passa e retornamos ao jogo três anos mais tarde e é a partir dai que a aventura começa de verdade.


Em sua época de lançamento, lá para 2002, Golden Sun ganhou muita fama, pois consistia em uma boa história a ser seguida e personagens, cenários e mecânica bem montados. A originalidade do jogo está no elemento que gera o poder dos personagens, intitulado "psynergy", que se resume em poderes mentais adquiridos através do contato com pedras mágicas. Outra coisa legal e que me lembrou muito Pokémon são os Djinn's, criaturas também mágicas que garantem um upgrade no momento da batalha. Alguns deles são bem fáceis de se conseguir, basta uma conversa, já outros, só serão capturados através de uma batalha.

Batalha em busca de capturar um dos Djinn's
O sistema de batalha não irá surpreender nenhum dos costumeiros jogadores de RPG, como tantos outros (que datam desde os tempos do 8bits) elas são percorridas em turnos onde podemos usar todos os nossos personagens, escolhendo suas ações. Uma coisa que diferencia bastante GS de outros jogos desse mesmo estilo é a frequência de batalhas, aqueles que estão acostumados com Final Fantasy logo vão notar a baixa média de lutas, isso pode se tornar cansativo, mas para compensar encontramos muitos puzzles e alguns deles realmente são de quebrar a cabeça.

Alguns puzzles precisam ser solucionados com a psynergy
Mesmo um pouco ultrapassado, devido aos 13 anos de seu lançamento, Golden Sun é um ótimo RPG. As animações e cutscenes são bem elaboradas e a postura dos personagens chegam a ser engraçada, dando mais ânimo ao jogador. Em alguns momentos ele pode se tornar cansativo, mas sua história simples o faz ser uma boa escolha para aproveitar as horas livres.

2 comentários:

  1. Cara ..Voce citou sobre um Slot ... Como funciona esse Slot por gentileza .. Eh compataivel com Nintendo 3ds XL ? .. instalo as room em um micro Sd certo ? .. Pode me indicar lugar para compra ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, esse slot é exclusivo do Nintendo DS Lite, nenhum outro possui essa adaptação e nele só funciona jogos de GBA. Acredito que exista algum emulador que possa ser instalado no cartão R4, vale dar uma pesquisada.

      Excluir